Erika M
2 min readJun 23, 2020

Pense comigo, para você, ser contra o racismo é a mesma coisa que não ser racista?

Conheço muitas pessoas que abominam o racismo, mas vivem reproduzindo expressões racistas e quando são expostas por isso, acham que é vitimismo, já que elas não são e nunca foram racistas, afinal, ter amigos, familiares, conhecidos… daquela raça em questão faz com que, automaticamente, elas não sejam preconceituosas.

E também conheço pessoas que lutam todos os dias para não serem racistas, para criarem uma sociedade melhor e mais igualitária, mas que infelizmente já foram racistas e eu me encaixo nesse grupo.

Então, o que é ser contra e o que é não ser racista?

Ser CONTRA o racismo é admitir que em alguns momentos durante a vida falamos e tivemos pensamentos racistas, mas mudamos e evoluímos, assumimos o erro e não o cometemos mais, queremos uma sociedade igualitária e para isso precisamos ouvir o próximo e aceitar que mesmo que os pensamentos sejam “você está se vitimizando” ou “isso nem é racismo”, eles podem causar dor em alguém e mesmo que você não sinta o que o outro sente, não significa que a dor ou sentimento em questão não existe.

Ser CONTRA o racismo é muito mais do que usar uma frase nas redes sociais, mesmo que essa frase ajude a aumentar a causa. Para que a mudança aconteça de verdade, precisamos educar as crianças, reeducar os adultos, precisamos que frases racistas saiam do nosso meio, porque tudo o que começa com uma pequena e inocente frase pode se transformar em algo muito maior, como um genocídio.

Você conhece o nazismo, mas sabe qual era a sua política? Um dos principais objetivos do nazismo era a união dos alemães e a expulsão de estrangeiros, eles eram antissemitas, sentiam ódio dos judeus, o que nada mais do que o racismo em um nível muito maior, que não mata apenas um homem, uma criança, uma mulher, uma pessoa de forma isolada e sim milhares, milhões… para destruir aquela raça.

Ser contra o racismo e não ser racista são coisas completamente diferentes, porque quando não sou algo então não falo sobre e não faço a diferença, mas quando sou contra então luto para que aquilo que eu acredito faça a diferença na vida das pessoas.